segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Gravity

Hoje de manhã, enquanto tomava o meu café, uma rapariga com uns olhos de coelhinho assustado chegou ao pé de mim e disse:
-"Peço desculpa de o incomodar. Queria só dizer-lhe que deus o ama.Obrigado".
Fez isto com toda a gente que se encontrava no estabelecimento. Uma a uma, com uma paciência resignada.
Na totalidade, todas as pessoas se riram, tirando a minha modesta pessoa.
A cada cumprimento que a via fazer, sentia um peso cada vez maior no peito.
Lá seguiu, rua fora, repetindo como uma mantra a todas as pessoas que por ela passavam o cumprimento divino.
Acabei por chegar a uma conclusão enquanto regressava ao trabalho.
A loucura desta rapariga é mais do que muita gente tem.
Pelo menos tem o mundo dela.
Provavelmente com um sofrimento atroz.Mas é dela. Tem mais do que muitos artolas que se perdem pelo goucha ou pelo gordalhufo do mendes.
Como diria o joker,desde criança o meu personagem favorito de bd:
-"Madness is like gravity.All it takes is a little push!"
Quem se ri com uma uma coisa destas, devia pensar um pouco nisto.

8 comentários:

Marta Marques disse...

Eu não teria começado a rir (julgo eu, na minha minúscula capacidade de me imaginar a passar por uma situação dessas), mas teria, indubitavelmente, questionado, cá para mim que ninguém me ouve, a sanidade da sujeita. No entanto, ao ver-se desse ponto, ela sem dúvida que parece mais dotada de uma enorme habilidade para viver e adorar o seu mundo particular, ao invés de aparentar estar um pouco fora de si. Essa é uma daquelas coisas em que uma pessoa minimamente sensível fica a matutar durante um tempo - e nunca chega a grande conclusão. Afinal, não sabemos o que levou essa rapariga a agir como agiu. Ainda assim, é louvável a força dela para tentar cativar as pessoas e não desistir, mesmo tendo de enfrentar aqueles a que a minha mãe, em toda a sua sabedoria, apelida de "monstros insensíveis"... É realmente um assunto merecedor de reflexão (:

dumb witness disse...

Pois, foi isso que me chamou a atenção:)
A tentativa da parte dela de cativar os outros (bela expressão, não me tinha lembrado disso).

Precis Almana disse...

Também não me teria rido. Teria ficado a pensar na situação.
Outro dia, no metro, entrou um rapaz a correr atrás de um casal e ficaram atrás de mim, por isso não vi bem o que se passou, parecia que lhes queria bater. Mas conheciam-se. Ele tinha os olhos um pouco abertos demais, uma cara estranha. Quando o casal saiu, ele sentou-se no lugar da frente mas não directamente à minha frente (naqueles de quatro). Fazia movimentos involuntários com um braço, e recorrentemente movia-se para a frente. Tinha, de certeza, um problema neurológico associado a alguma perturbação mental. Fiquei umas horas a pensar naquilo, ao mesmo tempo que admirava a tranquilidade com a que a pessoa da frente se deixava estar - ele parecia, nesses movimentos involuntários, que a qualquer momento lhe podia bater. Fiquei com uma pena (não no sentido negativo, sensibilizou-me), e fiquei a desejar que seja uma pessoa muito amada por alguém.

Precis Almana disse...

Quer dizer, fiquei umas horas a pensar naquilo depois. No durante fiquei a admirar a tranquilidade da pessoa ao lado e a tentar adivinhar o que se passaria.

dumb witness disse...

Precis: Acho do fundo do coração que toda a gente merece ser amada.O que me fez impressão, foi o facto de as pessoas gozarem com, o que para aquela rapariga era uma prova de amor.
Para ela. Não interessa se era por deus, ou pelos outros seres humanos que a rodeiam.Mas quanto mais penso no que assisti, chego a essa conclusão.
Aquela rapariga, andava pelo mundo naquela manhã a espalhar amor.
E ser gozada por isso, diz muito das pessoas que por aí andam.

Precis Almana disse...

Tens toda a razão. Sabes, um amigo uma vez disse-me uma coisa que nunca mais esqueci: a maioria das pessoas é má. Eu acho que não será a maioria, mas há muita gente má. Má propositadamente ou mesmo sem querer, mas má. E ser mau inclui quem é egocentrado, quem se esquece que vive entre semelhantes, quem acha que tudo lhe é devido, e por aí fora. Essa menina terá problemas, mas se de facto não estava a fazer mal nenhum...

Anónimo disse...

Por vezes pensamos que os outros é que são malucos, no entanto, se pensarmos um pouco, talvez sejamos nós que andamos a corer para o trabalho, passando, todos os dias, por cima de outros seres humannos e ignorando o amor que deviamos sentir por eles. Essa senhora, maluca ou não, perturbada ou não, chamou a atenção, Seja Deus a amar-te ou o Ser Humano ao teu lado...andamos esquecidos de quem está ao nosso lado, Somos egoistas!

dumb witness disse...

ano´nimo: antes de mais, obrigado por teres vindo. Espero que seja a primeira de muitas.
O ponto e´ mesmo esse. Muitas vezes, acabamos por ser egoistas e gozamos com o que deveria ser o mais importante.O amor que os outros de alguma forma querem partilhar...