quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Escutismo para todos

Quando um dia a minha mãe chegou a casa e me transmitiu que estava inscrito nos escuteiros, só me ocorreu uma pergunta:
" Diz-me onde errei para estar a ser castigado desta forma?" Ainda hoje estou à espera da resposta...
Vamos esclarecer uma coisa desde já. E que venham anónimos em barda chatear-me a molécula. O espírito escutista, é uma fraude, uma merda insuportável.
Deve ser a pior invenção humana antes dos telemóveis que andam a bombar no metro, a chatear toda a gente.
O escutismo, é o filho de uma relação entre satanás e uma meretriz babilónica.
Para quem não sabe, existem três organizações em portugal a seguir os ensinamentos do baden-powell. Os escutas, os escuteiros, e as guias de portugal.
A merda é toda a mesma, na sua essência. As duas grandes diferenças são:
Os 1ºs estão ligados à igreja católica, os outros não.
As guias de portugal, só tem meninas nos quadros.
Para quem se esteja a questionar, frequentei os escutas.
No meu tempo (acho que continua a ser assim), havia quatro divisões em função da idade:
Lobitos (lenço branco e amarelo)
Juniores (lenço branco e verde)
Séniores (lenço azul e branco)
Caminheiros (lenço vermelho e branco.Geralmente são os cabrões com idade para ter juízo e andarem de calças, que se encontram na rua do carmo, a comer gelados à sombra, enquanto as divisões anteriores esturricam ao sol, vendendo calendários).

Os nobres ensinamentos deste asco, encontram-se num livro dum militar inglês, chamado baden powell. O original, tem o título "Scouting for boys".Acho que mesmo naquela altura, a piada não se deve ter perdido.
Não, não tem nada a ver com o livro dos escuteiros mirins da disney. É uma treta pegada, sem nexo, que mistura bonitas estórias de heroísmo juvenil ( na veia da enid blyton), com canções e esquemas de nós, que nenhum ser humano socialmente funcional aproveitará.
A menos que seja psicopata e queira prender pessoas no porta bagagens do carro.
Aparentemente, o cavalheiro esteve colocado na india, tendo ficado maravilhado com a coragem de um jovem nativo que, mesmo debaixo de fogo inimigo, entregava sempre as mensagens militares que lhe eram confiadas.
Daí ter achado que o mundo ocidental precisava urgentemente de uma organização para-militar que criasse neuroses na juventude incauta, foi um passo.
Mas basta de contexto, a minha experiência então.
Um horror.
Não tenho paciência para exercício da autoridade sem razão, donde darem-me ordens só porque exibem um "lenço acima", tinha que dar asneira.
Fartei-me de apanhar porrada.Sim,o espírito de atravessar velhinhas só existe na mente dos inocentes. Qualquer oportunidade é boa para exercitar o bullying.
Os acampamentos duravam geralmente de sexta a domingo, donde, no sábado, não havia banho.Não sei pelo leitor, mas dou grande importância à higiene pessoal...
Montar tendas e fazer o nosso próprio mobiliário, com madeira e cordas é mau.
Por isso é que o sr.ikea está rico ok?
Expliquem-me já agora onde está o espírito ecológico de mandar duas árvores abaixo para se contruir mesas que são utilizadas durante dois dias!?
Nunca vi tanto deboche à minha volta como nos anos que aqui passei.
Casais de namorados que discutiam, dando azo a que um dos pombinhos fosse passar a noite com companhia de ocasião na tenda do lado, era constante.
Joguitos teatrais de merda, à fogueira que só serviam para nos humilharmos uns aos outros.
Um primo (meu chefe) a correr atrás de mim com uma catana, só porque achou gira a ideia.
Passarmos fome, porque não havia um cabrão a chefiar que comprasse as vitualhas necessárias para aquela gente toda.
Andar 20 quilómetros com mochilas cheias, em pleno alentejo no verão.
Com malta a desmaiar.
Machados ao alcance de crianças.
Isto foi o "senhor das moscas", meus amigos.
Cerimónias paramilitares, com archotes incluidos, aquando da comemoração da morte do fundador.Tipo juventude hitleriana.
Caso haja dúvidas quanto à minha posição sobre o tema, cá vai.
Puta que pariu o escutismo.







(já não vou a tempo de apanhar o tribunal de haia, malandros...)

6 comentários:

innocent bystander disse...

iupiiiiiiiiiiiiii!! obrigada, obrigada, és um garganta funda dessa gente dos calções e dos lencinhos!!

concordo tanto com isso do bullying. E a piada «scouting for boys» é muito genial :-)

dumb witness disse...

pareço aquele gajo da indústria tabaqueira que desbobinou no "60 minutes".
alguém tinha que se chegar à frente:)
Espera pela catequese, também lá estive...

Precis Almana disse...

Ahahahahah
O teu texto teve, em mim, o efeito de produzir gargalhadas e simultaneamente estupefacção. As pessoas nem imaginam! E escreveres um livro sobre isto? Olha que às tantas era serviço público!
Suspeitei de parte penso que no verão passado, ou no outro, quando morreu um escuteiro ou mais (ou escuta, não sei), ou foi parar ao hospital (lembro-me vagamente da notícia, desculpa), mal. Mas não imaginava que era tão generalizado... Parvoíce mesmo.

I. disse...

E agora? Que faço eu à fardinha que mandei fazer à medida da menina? Com aberturas para a caudinha e orelhinhas e tudo? Desmancha prazeres.

innocent bystander disse...

ainda nenhum escuteiro.... Mas deixa, eles aparecerão ao longo dos anos :-)

já li 3 vezes de tão bom que está

dumb witness disse...

isto foi escrito de rompante.mas hei-de dedicar futuras edições a temas bonitos e momentos específicos da minha carreira escutista.
por exemplo, como se obtém o lenço?
como se passa na prova do machado?
emoção sem fim!!!