terça-feira, 9 de novembro de 2010

Então vamos lá à "Rede Social"...

Acho que é sempre mais difícil escrever sobre uma obra de arte de alguém que apreciamos do fundo do coração.
Por exemplo, posso dizer que o "último exorcismo", é uma merda sem pés nem cabeça.
Já vi aquilo 50 mil vezes.
Escolher como método de filmar o "mockumentary", implica que não haja verdadeiramente personagens. Quando à ultima hora, se descobre que afinal até davam jeito (especialmente no 3º acto quando a acção é dirigida à conclusão do filme), só pode dar asneira.
Mas o Fincher, para mim é diferente. Desde o Kubrick que não via um esteta cinematográfico tão perfeito.
Pode pegar-se em qualquer frame dum filme destes dois, que a imagem vive por si só. Não ficava mal numa parede, como se fosse um quadro.
Até agora do tio David, só a "sala de pânico" me deixou um pouco desiludido.
Adoro o "alien 3" por exemplo. Vou cometer o exagero (para muitos) de afirmar que é provavelmente o melhor de todos os filmes da saga.
Já aqui no que foi o 1º filme dele, transparece o tema principal da sua obra.
Fincher trabalha muito bem os "buracos" entre as relações humanas. Não o que elas têm por si, mas os enganos, os efeitos que a falta de comunicação provocam.
Violência extrema no caso do "seven".
Incapacidade de reacção no "jogo".
Criação de uma nova realidade no caso do "fight club".
É interessante ver como a "rede social" vem retomar muitos destes pontos.
Por não se conseguir integrar na realidade existente, Zuckerberg (magnífica interpretação de Jesse Eisenberg), cria uma ficticia. Do qual ele próprio acaba por ser motor e vítima.
Há de certa forma, uma recuperação do assassino no "seven". Ambos os personagens são desde o início "deus ex machina" dos demais, acabando por se perderem no mundo por eles iniciado.
Existe uma busca por um santo graal pessoal, (bem como a contraposição com os efeitos decorrentes) como no "zodiac". Na "rede social", o clube mais exclusivo, imaterial.Mas que necessita de convite personalizado, assente numa realidade emocional pré existente.
Naquele, o conforto de encontrar um assassino que nunca se mostra, no que ficamos reduzidos aos efeitos provocados no mundo real.
Quanto à cinematografia, os travellings, a composição das sombras (é interessante ver como Fincher trabalha tão bem a ausência de luz), são de uma segurança e de uma beleza extraordinárias.
Ide ver à confiança.

p.s: Para quem se interesse por comentários de realizador, o Fincher é dos melhores que por aí anda. A maneira como o homem explica a composição da imagem, os elementos técnicos envolvidos, são autênticas lições de cinema.

Sem comentários: