terça-feira, 1 de junho de 2010

Isto já andava atrasado!

Ok, tenho que começar a colocar as apreciações cinematográficas em ordem.
Assim, e sem qualquer rigor cronológico vou já despachar um dos filmes que vi recentemente. Com a vossa licença, cá vai:


"Pesadelo em Elm Street" (2010)




Para mim, em termos de personagens de terror, existe a santíssima trindade (drácula, lobisomem e o frankenstein) e alguns quantos que lá se aproximam. O freddy krueger é um destes.No comentário feito no dvd, (e que se recomenda vivamente, do ponto de vista técnico e pequenas estórias que envolveram a filmagem) Wes Craven afirma que chegou ao personagem por acaso. Um dia, ao ler o jornal, descobriu uma notícia sobre vários adolescentes que morreram inexplicavelmente durante o sono.
Isto somado ao facto de o brutamontes da escola primária do cavalheiro se chamar freddy, e o encarregado dos jardins da instituição usar uma camisolinha igual à do krueger serviram de inspiração a esta pérola do cinema de terror.
É giro ver como o "Pesadelo em Elm Street", comenta a natural desconfiança dos jovens para com os adultos. São dois mundos paralelos, que nunca se tocam apesar de laços familiares/afectivos. Não existe uma verdadeira empatia, só a dúvida de parte a parte.
Se já à partida o facto de existir um adulto (que nunca se percebe bem se é pedófilo ou não) que liquida os traços de juventude, muito por culpa de erros passados de outros adultos-morto por uma multidão enfurecida- é assustador, o facto de surgir em sonhos (espaço último de protecção individual)torna-o um achado fabuloso.
As sequelas, tirando a parte 3, foram sempre a descer, até o personagem ficar ridículo.
Esquecidos os anos 80, eis o remake, re-invenção, o que quiserem chamar.
O mundo clamava por outro filme com o freddy krueger? Não, nem por isso.
O remake acaba por não arriscar nada (as mortes parecem um best of do original), não acrescenta algo novo à mitologia. Pelo contrário. Sem querer entrar pelos spoilers, o krueger é pão pão, queijo queijo...
Não ofende, mas tambêm não era necessário...

1 comentário:

I. disse...

pó c'uma mulher 'tá guardada.'tás aqui 'tás a fazer uma análise psicanalítica ao freddy, querem lá ver?