quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Séries de tv que o menino gosta

Eu sou um gajo que papa quase tudo o que lhe passa pela frente. Adoro que me prendam ao ecran. Se vivesse na pré-história, era o gajo que andava a pintar paredes com cenas de caçadas.Só pelo gozo de partilhar uma emoção.
Vai daí, passou-me hoje pela cabeça uma data de séries que fui vendo ao longo da vida.
Decidi escolher uma por cada década, dos anos 50 até hoje.
Houve escolhas difíceis, outras nem por isso...

-Anos 50: Twilight Zone
À rasquinha, porque a 1ª temporada começou em 1959. Não fosse o Rod Serling e se calhar não havia X-Files, Stargate, Star Trek, Buffy e por aí fora.
Provou-se que se conseguia transportar para tv, a pulp fiction dos livritos de quiosque.Tratar de temas sérios-guerra fria, morte, solidão, alegria-de uma maneira inteligente e altamente viciante.Quem não se lembrar do episódio do gajo no avião, com o gnomo na asa, não anda cá a fazer nada.

-Anos 60:
Ok, aqui foi complicado.Mas decidi-me pelos "the avengers".Pela classe do John Steed, pelo aspecto de James Bond psicadélico, pela tensãozinha entre o Steed e a Mrs.Peel.Pelo fato de cabedal da Mrs.Peel (eu tinha uns 11 ou 12 anos, ok?andava a descobrir como este mundo tem coisas giras).
A sério, façam uma vaquinha e têm a prenda de natal para mim...






-Anos 70: Monty Python Flying Circus

Para mim,não existe nada tão marcante em comédia como os Python. Borrifaram-se em regras (sketch com punchline), estruturas, padrões.Revelaram o ridículo que existe em tudo.Bem hajam por isso.

Ainda faltam uns anitos, mas fica para depois.

Sem comentários: