Ano após ano, somos inundados com filmes adaptados de obras de bd. Maioritariamente com base em comics, ou seja o modelo norte-americano de bd.
Geralmente os filmes são tão maus, que o espectador acaba por passar ao lado da obra escrita.
O que é pena, porque nos dias que hoje correm e a par da tv, é onde se encontra estórias bem pensadas, com uma intenção concreta de questionar o que nos rodeia.
Tenho por hábito ler vários títulos, mas vou sou destacar alguns que me parecem interessantes para começarem:
- "American Vampire": A história dos Estados Unidos, desde o século XIX do ponto de vista de um casal de vampiros. Não tem nada a ver com o twilight.Os personagens limitam-se a ser uma versão ainda mais negra do pesadelo americano.
-"Secret Six": Escrito pela melhor guionista de comics (para mim) em actividade, Gail Simone. Um conjunto de mercenários a fazer pela vidinha. Extraordinariamente violento, é verdade, mas a tocar em temas tão importantes como direitos humanos, ganância.
-" Walking Dead": Como viver em sociedade quando os valores que a sustentam desaparecem por efeito de uma catástrofe. Como continuar a ser uma pessoa quando tudo o que resta é a sobrevivência por um fio.
- "Superman": Sim, o super-homem, não gozem. O arco de estória actual é fabuloso.O personagem resolve atravessar os eua a pé.As pequenas cidades, os que perderam tudo e vivem em tendas. Os soldados que voltam do iraque. Para que serve nestas situações um gajo com o poder de um deus?
-"Captain America": Como é que alguém que encarna determinados valores (the american way of life) atravessa uma altura de convulsão social e económica, resultante de algo da qual é imagem de marca?Escrito por Ed Brubacker, um dos melhores guionistas de Bd actuais.
-"Hulk": Estudo de uma família disfuncional levado ao extremo. Quando todos os membros do agregado familiar podem rebentar tudo ao murro e se recriminam uns aos outros, como ganhar um espaço próprio no mundo?Escrito por Greg Pak, que já passou pela tv e de caminho já carrega um conjunto de prémios pelo que fez em trabalho literário.
São só algumas sugestões. Aconselho vivamente a quem se encontra na zona de Lisboa a ir à BDMania, na Rua das Flores, na zona do Chiado.
Não, não tenho quotas na empresa. São pessoas simpáticas que percebem o que vendem e vos sugerem, com 90% de certeza o que procuram.
terça-feira, 4 de janeiro de 2011
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário